A frase destacada na imagem, sobre a Segurança Pública Brasileira, é do Jornalista Alexandre Garcia. Foi retirada do vídeo abaixo, onde há comentários do experiente e laureado Repórter-Decano. Nos comentários, há informações sobre fatos históricos e atos heróicos de mineiros dignos de nota.
Ao final do vídeo, Alexandre Garcia comenta o teor da frase destacada na imagem. Cita o nome do Delegado Palumbo, que é Deputado Federal, pelo Estado de São Paulo, na presente legislatura. A Segurança Pública — a Educação e a Saúde — é da responsabilidade do Estado Brasileiro e não de Governo. Mas, não é isso que acontece, desde o final da década passada.
De lá para cá, assiste-se sistemáticas mudanças na Segurança Pública Brasileira, a exemplo do que ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro deste ano. Uma simples pesquisa, nos fartos Decretos publicados à regularização da burocrata Pasta Ministerial, expõe enorme idas e vindas em busca do nada no espaço do nunca. Salvo algumas pífias tentativas de trovações de atribuir competências e designações de órgãos executivos, interferindo, não se sabe o porquê, nas unidades federativas e municipais brasileiras.
Outrora, Notável Professor, da Polícia Militar de Minas Gerais, e Desembargador aposentado, recebeu o convite chefiar a Pasta do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. De forma polida e elegante, agradeceu ao convite, recusando-o, num tempo de possíveis calmarias. Tal qual aquele Chefe do Executivo, o atual convidou outro desembargador aposentado.
A confusão daquela pasta, por conta das múltiplas atividades, responsáveis pela Justiça e Segurança Pública, não motivou a desistência ao convidado. Aliás, demostra, aparentemente, grande disposição, considerando a publicação do Jornal com a seguinte manchete:
Lewandowski diz que prioridade no Ministério da Justiça será segurança pública: ‘É um grande desafio’
Volta-se à frase inicial para indagar: não é mais ajuizado ao novo ministro cuidar da parte da justiça e delegar aos chefes dos executivos estaduais e municipais e parte da segurança pública? No contexto desse complexo desafio, deve-se considerar, principalmente, que se a segurança pública brasileira é desafio grandioso. Começa na ambiência do município, e que se soma aos dos demais municípios brasileiros (5.570), para constituírem a vinte e setes unidades da Federação. Esse caminho é a diversidade descrita na frase destacada.
Quem é o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública: